Sejam bem-vindos ao nosso "Cantinho"!

Este blogge pretende ser um espaço dinâmico onde as aprendizagens da Língua e Cultura Portuguesas sejam significativas, contextualizadas e divertidas.

Irá funcionar como um "Diário de Bordo". Nele poderão encontrar informações gerais sobre os cursos, orientações, desafios, sugestões, ligações a sites interessantes (para aprofundamento e consolidação dos conhecimentos) e divulgação de acontecimentos/eventos.


Ele deverá ser "alimentado" por todos nós... Comunidade Educativa.

Será mais uma ferramenta, à nossa disposição, facilitadora da comunicação e da relação Escola/Família/Comunidade. Podem usá-la para fazer propostas ou sugestões, deixar as vossas mensagens, críticas positivas/construtivas, opiniões, desejos, dúvidas...

Conto com cada um de vós!

Vamos partilhar os nossos percursos com colegas, amigos, família e comunidade.


"Mãos à Obra... que se faz tarde!"

Paula Queiroz







4° Ano

2010/2011


       Semana de 14 a 18/02/2011



* Visionamento da história "Era uma vez o Rei... D. Pedro I, o Justiceiro",
que retrata o amor
 impossível de D. Pedro e Dona Inês de Castro;
* Diálogo com os alunos sobre os sentimentos que foram abordados na história;
* Elaboração da banda desenhada da história;
* Questionário temático para consolidar as ideias principais;
* Ficha de trabalho com jogos sobre o tema e proposta de expressão escrita;
* Elaboração do cartão do Dia dos Namorados.


* Recursos:





T.P.C.

Faz as pág. 28 e 29 do Caderno de Actividades.
Faz o verbo Amar (Pretérito Perfeito, Presente e Futuro).




 




Semana de 28/02 a 04/03/2011



* Leitura e interpretação do texto "O Palhaço";
* Realização de uma ficha de Trabalho;
* Gramática: O Adjectivo;
                    O verbo reflexo "Mascarar-se", no Presente do Indicativo.
* Diálogo com os alunos sobre o Carnaval e algumas das suas tradições;
* Identificação de alguns países onde o Carnaval é mais festejado e conhecido
(Brasil, Portugal, Itália);
* Elaboração da Área Vocabular do tema;
* Produção escrita: A minha máscara preferida.


* Recursos:










Semana de 7 a 11/03/2011





* Leitura e interpretação do texto " A Lenda dos 3 Rios";
* Diálogo com os alunos sobre a noção de rio;
* Identificação de alguns rios conhecidos (Arve, Rhône...);
* Localização, no mapa de Portugal, dos principais rios portugueses;
* Elaboração da ficha de trabalho;
* Gramática: Verbo correr (pretérito perfeito, presente e futuro).


* Recursos:

Lenda dos 3 Rios

Ficha de trabalho - Rios


* T.P.C.

Faz as fichas de trabalho das pág. 32 e 33, do caderno de actividades.
Descobre de que zona(s) e distrito(s) são originários os teus pais.



   Semana de 14 a 18/03/2011

* Visionamento de um vídeo sobre as regiões e distritos de Portugal;
* Leitura do texto informativo sobre o nosso país (localização,
divisões administrativas, sistema político, população...);
* Realização de fichas de trabalho (com o intuito de elaborar um pequeno livro
sobre Portugal).


* Recursos:












T.P.C.


E.P. Necker

Faz a ficha de trabalho das pág. 30 e 31, do Caderno de Actividades.
Não te esqueças de descobrir de que distrito são naturais os teus pais.

E.P. Jacques-Dalphin

Faz a ficha de trabalho da pág. 71, do Manual.
Escreve no teu caderno diário o verbo Visitar, no Presente do Indicativo.

E.P. Val-d'Arve

Faz as fichas das pág. 73, 74 e 75, do Manual.



Semana de 21 a 25/03/2011


* Visionamento do Powerpoint "A Árvore 
Generosa - a árvore que sabia dar-se";
* Interpretação oral da história;
* Reconto em banda desenhada (actividade 
colectiva);
* Diálogo com os alunos sobre a floresta 
portuguesa, a sua importância nas nossas vidas (oxigénio, madeira, resina, cortiça, 
frutos...) e formas de a preservar e proteger;
* Conhecer algumas árvores do nosso país (oliveira, pinheiro, carvalho, 
castanheiro, sobreiro...) - Ficha de trabalho.


* Recursos:


Ficha de Trabalho

História "A Árvore Generosa - a árvore que sabia dar-se"








T.P.C.

E.P. Necker 

Faz as fichas de trabalho das pág. 52, 53 e 94, da Gramática Prática.


E.P. Jacques-Dalphin



E.P. Val-d'Arve

Faz as fichas de trabalho das pág. 30 e 31, do Caderno de Actividades.



  Semana de 28/03 a 01/04/2011


* Diálogo com os alunos sobre animais em vias 
de extinção (o que significa, que espécies estão
ameaçadas em Portugal...);
* Visionamento do documentário "O Lince 
Ibérico";
* Registo de dados relativos ao Lince, na ficha
de trabalho;
* Gramática: O Pretérito Imperfeito
* Exercícios de aplicação.


* Recursos:











T.P.C. 

E.P. Necker
Faz as fichas de trabalho das pág. 34 e 35, do Caderno de Actividades.
Escreve o verbo Cuidar (no Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito, Presente e
Futuro do Indicativo).

  
Semana de 4 a 8/04/2011


* Ficha de avaliação sumativa, do 2° Período.







T.P.C.

E.P. Necker

Faz as fichas das pág. 82 e 83, do manual.

E.P. Jacques-Dalphin e E.P. Val - d'Arve

Faz as fichas das pág. 88, 89 e 90, do manual.


 
Semana de 11 a 15/04/2011

* Visionamento da história "O coelho que não
queria ser de Páscoa", em powerpoint;
* Interpretação oral da mesma;
* Resumo da história (em grupos de 2 elementos);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa, os símbolos e os seus significados,
 as tradições portuguesas...
* Jogos de palavras sobre o tema;
* Jogo "Caça aos ovinhos de Páscoa";
* Cantar a canção "Coelhinho da Páscoa".

* Recursos:

Ficha de resumo

Jogos de palavras



T.P.C.

E.P. Necker

Faz as fichas das pág. 71, 73, 74, 95 e 96 (terminar as que não foram concluídas na aula).

E.P. Jacques-Dalphin

Faz um texto sobre a tua Páscoa (onde passaste as férias, que tradições há na tua região,
o que mais gostaste...).


  Semana de 2 a 6/05/2011

* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe e o seu
significado (aspectos históricos, sentimentos...);
* Audição da história "Mãe, querida mãe! Como é a tua?";
* Descrição da sua mãe;
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma lembrança (flor em papel crepe).




* Recursos:




T.P.C.

Escreve o verbo Amar no presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro, do Indicativo.

 


Semana de 9 a 13/05/2011

 * Diálogo com os alunos sobre os diferentes meios
de transporte (aéreos, marítimos e terrestres);
* Palavras cruzadas (vocabulário);
* Resolução das fichas de trabalho das pág. 40 e 41 (do 
Caderno de Atividades) e da pág.108 (do manual);
* Gramática: Verbo ir (pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito, Presente e Futuro - Indicativo);
* Imaginar o meio de transporte do futuro (expressão escrita, representação icónica e descrição oral).

* Recursos:

* Palavras cruzadas


T.P.C.

E.P. Necker

* Faz as fichas de trabalho das pág. 107, 109 e 110, do manual.

E.P. Jacques-Dalphin 

* Faz as fichas de trabalho das pág. 107, 108 e 109 (do manual). 



 Semana de 16 a 20/05/2011


* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de
conhecimentos e resolução de exercícios gramaticais.






* Recursos:

* Ficha de Trabalho


T.P.C.
  
E.P. Necker

* Faz as fichas de trabalho das pág.112 e 113, do manual.




Semana de 23 a 27/05/2011


* Resolução da última ficha de avaliação sumativa.





T.P.C.

E.P. Necker

* Faz a ficha da pág. 114, do manual e a ficha da pág. 96, da gramática prática.






Semana de 30/05 a 03/06/2011 


* Diálogo com os alunos sobre o significado
da expressão "Tempos Livres";
* Chuva de ideias (sobre diferentes formas de
ocupação dos tempos livres); 
* Resolução de uma ficha de trabalho (as atividades preferidas, o que gostaria de fazer nas férias, o
significado de Lazer e Ócio...);
* Gramática: Conjugar o verbo jogar nos tempos conhecidos (pretérito imperfeito, pretérito perfeito,
presente e futuro, do modo indicativo);
* Jogos Tradicionais.


* Recursos: 

* Ficha de Trabalho

T.P.C. 

E.P. Necker

* Faz as fichas de trabalho das pág. 72 e 73, da Gramática Prática. 

 Semana de 06 a 10/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre o 
Dia de Portugal, de Camões e das
Comunidades Portuguesas;
* Realização das Fichas de Trabalho;
* Leitura de um excerto dos "Lusíadas".


* Recursos:

* Ficha de Trabalho

* Expansão

* Os Lusíadas


T.P.C.

* Faz as fichas de trabalho das pág.98 e 99, do manual.


  Semana de 13 a 17/06/2011

* Diálogo com os alunos sobre as férias, modos de
ocupação de tempos livres e jogos tradicionais
conhecidos;
* Realização de uma ficha de trabalho;
*  Escrever uma quadra sobre os Santos
Populares e pintar o manjerico;
* Jogos tradicionais portugueses (jogo do
lencinho, cabra-cega, macaca, berlinde, saltar à corda, senhor barqueiro, corrida
de sacos...).


* Recursos:

* Ficha de Trabalho

* Manjerico


  Semana de 20 a 24/06/2011


Esta semana as atividades preparadas foram muito
diversificadas...
Nos Cursos, da E.P. Jacques-Dalphin e E.P.Val-
-D'Arve, fizemos um piquenique e realizámos
jogos (em colaboração com os pais).
No Curso, da E.P. Necker, fomos ao cinema
(ver o filme "Panda2").
O ano letivo terminou... A todos os votos de boas férias!