Sejam bem-vindos ao nosso "Cantinho"!

Este blogge pretende ser um espaço dinâmico onde as aprendizagens da Língua e Cultura Portuguesas sejam significativas, contextualizadas e divertidas.

Irá funcionar como um "Diário de Bordo". Nele poderão encontrar informações gerais sobre os cursos, orientações, desafios, sugestões, ligações a sites interessantes (para aprofundamento e consolidação dos conhecimentos) e divulgação de acontecimentos/eventos.


Ele deverá ser "alimentado" por todos nós... Comunidade Educativa.

Será mais uma ferramenta, à nossa disposição, facilitadora da comunicação e da relação Escola/Família/Comunidade. Podem usá-la para fazer propostas ou sugestões, deixar as vossas mensagens, críticas positivas/construtivas, opiniões, desejos, dúvidas...

Conto com cada um de vós!

Vamos partilhar os nossos percursos com colegas, amigos, família e comunidade.


"Mãos à Obra... que se faz tarde!"

Paula Queiroz







2° Ano


2° Ano:
 
2010/2011









Semana de 14 a 18/02/2011








* Visionamento do filme "Cinderela";
* Diálogo com os alunos sobre os sentimentos que as pessoas nutrem umas pelas outras 
( o amor, a amizade, a inveja, a crueldade, a união, a cooperação...);
* Elaboração da banda desenhada da história;
* Ficha de trabalho para consolidar o vocabulário da história;
* Elaboração de um cartão do Dia dos Namorados.



Recursos:




T.P.C.  

* Consolidar a palavra "escada":

Faz as fichas de trabalho das pág. 77 e 78 do manual.
Faz a cópia do texto "O Sebastião e o esquilo".




Semana de 28/02 a 04/03/2011



* Consolidar a palavra "escada" e o caso de leitura "as, es, is, os, us";
* Listagem de palavras conhecidas;
* Gramática: Singular e Plural;
* Realização da ficha de trabalho do manual (com exercícios de aplicação);
* Diálogo com os alunos sobre o Carnaval e algumas das suas tradições;
* Representação icónica da sua máscara preferida;
* Audição do texto "O Palhaço" e pintura da imagem de acordo com as indicações fornecidas.


Recursos:

Texto: O Palhaço





T.P.C.

Faz as fichas de trabalho das páginas 80, 81 e 82 do manual.



 Semana de 7 a 11/03/2011

* Consolidar a palavra "chave" e o caso de leitura "ch" - E.P. Palettes;
* Consolidar a palavra "galinha" e o caso de leitura "nh" - E.P. Jacques-Dalphin;
* Diálogo com os alunos sobre a Natureza (seres vivos e não vivos);
* Representação icónica.


T.P.C.

Faz a cópia do texto "A galinha";
Faz a ficha de trabalho da pág. 88, do manual.





Semana de 14 a 18/03/2011
* Consolidar os casos de leitura "nh", "lh" e "ch".
* Ouvir contar a história "O Capuchinho Vermelho";
* Interpretação oral da mesma (personagens, ações e espaços);
* Reconto da história (texto coletivo) e ilustração;
* Ditado de imagens;
* Dia do Pai: Elaboração de um Diploma


Recursos:

Diploma - Dia do Pai

Ficha de Trabalho



T.P.C.

Termina os trabalhos em atraso.
Faz as fichas das pág. 86 e 87, do Manual. - E.P. Palettes



   
Semana de 21 a 25/03/2011

* Visionamento da história "A Sementinha";
* Diálogo com os alunos sobre as várias etapas de crescimento de
uma planta e as partes que a constituem;
* Elaboração de fichas de trabalho;
* Alargamento do vocabulário ativo (semente, raíz, caule, folha,
flor, ramo...);
* Consolidar o caso de leitura "ge" e "gi".



* Recursos:

História "A Sementinha"





Dia da Árvore


Canção "Oliveirinha da Serra"




T.P.C.

Faz as fichas de trabalho das pág. 89 e 90, do manual.


  Semana de 28/03 a 01/04/2011


* Diálogo com os alunos sobre os animais
(identificação de animais conhecidos, distinção
entre animais domésticos e animais selvagens,
descrição de algumas caraterísticas próprias...);
* Registo, no caderno diário, de alguns animais
domésticos e selvagens;
* Alargamento do vocabulário ativo (pêlo, bico, asas,
barbatanas, penas...);
* Visionamento de um filme sobre a fauna portuguesa;
* Consolidação das palavras "gema" e "rato";
* Resolução de fichas de trabalho, do manual.


* Recursos:








T.P.C.

E.P. Jacques-Dalphin

Faz as fichas de trabalho das pág. 92, 93 e 94, do manual.

E.P. Palettes

Faz as fichas de trabalho das pág. 94 e 95, do manual.




Semana de 4 a 8/04/2011

* Ficha de avaliação sumativa, do 2° Período.
* Consolidar a palavra "cenoura" e o caso de leitura "ce"
e "ci".
* Cantar a canção "O coelhinho".




* Recursos:


T.P.C.


E.P. Jacques-Dalphin

Faz a ficha de trabalho da pág. 95.
Lê e copia o texto.

E.P. Palettes

Faz as fichas das pág. 98, 99 e 100.




Semana de 11 a 15/04/2011

* Visionamento da história "O coelho que não era
de Páscoa";
* Interpretação oral da história;
* Realização de uma ficha de trabalho (colocar
por ordem as ideias principais da história);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa e as suas
tradições;
* Pintar uma imagem alusiva ao Tema;
* Cantar a canção "Coelho da Páscoa";
* Jogo "Caça ao ovo".


* Recursos:

Ficha de trabalho

Páscoa (pintar e cantar)


T.P.C.

E.P. Jacques-Dalphin

Faz as fichas de trabalho das pág. 100 e 101, do manual.
Faz a cópia do texto Palhaço.

E.P. Palettes

Faz as fichas de trabalho das pág. 101 e 102, do manual.


  Semana de 2 a 6/05/2011

* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe;
* Representação icónica da mãe;
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma lembrança (flor em papel crepe).


* Recursos:

Cartão do Dia da Mãe


T.P.C.

Esta semana não há trabalhos de casa...
Aproveita para rever o que já aprendeste!


  Semana de 9 a 13/05/2011 

* Diálogo com os alunos sobre os meios de 
transporte;
* Ficha de trabalho (vocabulário e distinção entre meios de 
transporte aéreos, marítimos e terrestres);
* Imaginar o meio de transporte do futuro;
* Estudo das palavras "zebra" e "bandeira" (casos de leitura "br"
e "an, en in, on, un");
* Resolução das fichas de trabalho do manual correspondentes. 


* Recursos:

* Meios de Transporte

* Origami - Barco






T.P.C. 

E.P. Jacques-Dalphin 
 

* Faz as fichas de trabalho das pág. 102, 103 e 104, do manual. 

E.P. Palettes 

* Faz as fichas de trabalho das pág. 103 e 104, do manual. 


   






Semana de 16 a 20/05/2011 

* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de vocabulário e resolução de
exercícios.


* Recursos:

* Ditado de Imagens


T.P.C.

* Faz as fichas de trabalho das pág. 112, 113 e 114, do manual.
* Estuda as palavras que já aprendeste.



  Semana de 23 a 27/05/2011


* Ficha de avaliação sumativa.



 Semana de 30/05 a 03/06/2011


* Diálogo com os alunos sobre Tempos Livres e diferentes formas
de ocupação;
* Elaboração de uma ficha de trabalho;
* Jogos Tradicionais Portugueses (malha, macaca, berlinde, lencinho,
anel, cabra-cega, seltar à corda).



* Recursos:

* Ficha de Trabalho


T.P.C.

E.P. Palettes

* Faz as fichas de trabalho das pág. 118, 119 e 120, do manual.

 Semana de 06 a 10/06/2011

* Diálogo com os alunos sobre os países de Expressão 
Portuguesa;
* Pintura da bandeira de Portugal;
* Leitura do texto "O Passarinho";
* Estudo do caso de leitura "SS";
* Realização das fichas de trabalho do manual.


T.P.C.

* Faz as fichas de trabalho das pág. 122 e 123, do manual.



  Semana de 13 a 17/06/2011 

* Diálogo com os alunos sobre as Férias de Verão e formas
de ocupação dos tempos livres;
* Realização de uma ficha de trabalho;
* Pintura do manjerico dos Santos Populares.


 * Recursos:

* Ficha de Trabalho

* Manjerico 



Semana de 20 a 24/06/2011


Nada melhor que terminar o ano letivo a fazer jogos com
os colegas, em companhia dos nossos pais e amigos. O  
piquenique não foi esquecido!
Desejo-vos umas férias divertidas e reencontramo-nos em Setembro!


 

Voltar à Página Principal