2° Ano:
Semana de 14 a 18/02/2011
* Visionamento do filme "Cinderela";
* Diálogo com os alunos sobre os sentimentos que as pessoas nutrem umas pelas outras
( o amor, a amizade, a inveja, a crueldade, a união, a cooperação...);
( o amor, a amizade, a inveja, a crueldade, a união, a cooperação...);
* Elaboração da banda desenhada da história;
* Ficha de trabalho para consolidar o vocabulário da história;
* Elaboração de um cartão do Dia dos Namorados.
* Elaboração de um cartão do Dia dos Namorados.
Recursos:
T.P.C.
* Consolidar a palavra "escada":
Faz as fichas de trabalho das pág. 77 e 78 do manual.
Faz a cópia do texto "O Sebastião e o esquilo".
* Consolidar a palavra "escada" e o caso de leitura "as, es, is, os, us";
* Listagem de palavras conhecidas;
* Gramática: Singular e Plural;
* Realização da ficha de trabalho do manual (com exercícios de aplicação);
* Diálogo com os alunos sobre o Carnaval e algumas das suas tradições;
* Representação icónica da sua máscara preferida;
* Audição do texto "O Palhaço" e pintura da imagem de acordo com as indicações fornecidas.
Recursos:
Texto: O Palhaço
T.P.C.
Faz as fichas de trabalho das páginas 80, 81 e 82 do manual.
* Consolidar a palavra "chave" e o caso de leitura "ch" - E.P. Palettes;
* Consolidar a palavra "galinha" e o caso de leitura "nh" - E.P. Jacques-Dalphin;
* Diálogo com os alunos sobre a Natureza (seres vivos e não vivos);
* Representação icónica.
T.P.C.
Faz a cópia do texto "A galinha";
Faz a ficha de trabalho da pág. 88, do manual.
* Consolidar os casos de leitura "nh", "lh" e "ch".
* Ouvir contar a história "O Capuchinho Vermelho";
* Interpretação oral da mesma (personagens, ações e espaços);
* Reconto da história (texto coletivo) e ilustração;
* Ditado de imagens;
* Dia do Pai: Elaboração de um Diploma
Recursos:
Diploma - Dia do Pai
Ficha de Trabalho
T.P.C.
Termina os trabalhos em atraso.
Faz as fichas das pág. 86 e 87, do Manual. - E.P. Palettes
Semana de 21 a 25/03/2011
* Visionamento da história "A Sementinha";
* Diálogo com os alunos sobre as várias etapas de crescimento de
uma planta e as partes que a constituem;
* Elaboração de fichas de trabalho;
* Alargamento do vocabulário ativo (semente, raíz, caule, folha,
flor, ramo...);
* Consolidar o caso de leitura "ge" e "gi".
* Recursos:
História "A Sementinha"
Canção "Oliveirinha da Serra"
T.P.C.
Faz as fichas de trabalho das pág. 89 e 90, do manual.
Semana de 28/03 a 01/04/2011
* Diálogo com os alunos sobre os animais
(identificação de animais conhecidos, distinção
entre animais domésticos e animais selvagens,
descrição de algumas caraterísticas próprias...);
* Registo, no caderno diário, de alguns animais
domésticos e selvagens;
* Alargamento do vocabulário ativo (pêlo, bico, asas,
barbatanas, penas...);
* Visionamento de um filme sobre a fauna portuguesa;
* Consolidação das palavras "gema" e "rato";
* Resolução de fichas de trabalho, do manual.
* Recursos:
T.P.C.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz as fichas de trabalho das pág. 92, 93 e 94, do manual.
E.P. Palettes
Faz as fichas de trabalho das pág. 94 e 95, do manual.
Semana de 4 a 8/04/2011
* Ficha de avaliação sumativa, do 2° Período.
* Consolidar a palavra "cenoura" e o caso de leitura "ce"
e "ci".
* Cantar a canção "O coelhinho".
T.P.C.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz a ficha de trabalho da pág. 95.
Lê e copia o texto.
E.P. Palettes
Faz as fichas das pág. 98, 99 e 100.
Semana de 11 a 15/04/2011
* Visionamento da história "O coelho que não era
de Páscoa";
* Interpretação oral da história;
* Realização de uma ficha de trabalho (colocar
por ordem as ideias principais da história);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa e as suas
tradições;
* Pintar uma imagem alusiva ao Tema;
* Cantar a canção "Coelho da Páscoa";
* Jogo "Caça ao ovo".
* Recursos:
Ficha de trabalho
Páscoa (pintar e cantar)
T.P.C.
E.P. Jacques-Dalphin
E.P. Palettes
Faz as fichas de trabalho das pág. 101 e 102, do manual.
Semana de 2 a 6/05/2011
* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe;
* Representação icónica da mãe;
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma lembrança (flor em papel crepe).
* Recursos:
T.P.C.
Esta semana não há trabalhos de casa...
Aproveita para rever o que já aprendeste!
Semana de 9 a 13/05/2011
T.P.C.
E.P. Jacques-Dalphin
* Faz as fichas de trabalho das pág. 102, 103 e 104, do manual.
E.P. Palettes
* Faz as fichas de trabalho das pág. 103 e 104, do manual.
Semana de 16 a 20/05/2011
* Recursos:
* Ditado de Imagens
T.P.C.
* Ficha de avaliação sumativa.
Semana de 30/05 a 03/06/2011
anel, cabra-cega, seltar à corda).
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
* Faz as fichas de trabalho das pág. 118, 119 e 120, do manual.
Semana de 06 a 10/06/2011
T.P.C.
* Faz as fichas de trabalho das pág. 122 e 123, do manual.
Semana de 13 a 17/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre as Férias de Verão e formas
de ocupação dos tempos livres;
* Realização de uma ficha de trabalho;
* Pintura do manjerico dos Santos Populares.
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
* Manjerico
Semana de 20 a 24/06/2011
Semana de 11 a 15/04/2011
* Visionamento da história "O coelho que não era
de Páscoa";
* Interpretação oral da história;
* Realização de uma ficha de trabalho (colocar
por ordem as ideias principais da história);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa e as suas
tradições;
* Pintar uma imagem alusiva ao Tema;
* Cantar a canção "Coelho da Páscoa";
* Jogo "Caça ao ovo".
* Recursos:
Ficha de trabalho
Páscoa (pintar e cantar)
T.P.C.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz as fichas de trabalho das pág. 100 e 101, do manual.
Faz a cópia do texto Palhaço.E.P. Palettes
Faz as fichas de trabalho das pág. 101 e 102, do manual.
Semana de 2 a 6/05/2011
* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe;
* Representação icónica da mãe;
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma lembrança (flor em papel crepe).
* Recursos:
Cartão do Dia da Mãe
T.P.C.
Esta semana não há trabalhos de casa...
Aproveita para rever o que já aprendeste!
Semana de 9 a 13/05/2011
* Diálogo com os alunos sobre os meios de
transporte;
* Ficha de trabalho (vocabulário e distinção entre meios de
transporte aéreos, marítimos e terrestres);
* Imaginar o meio de transporte do futuro;
* Estudo das palavras "zebra" e "bandeira" (casos de leitura "br"
e "an, en in, on, un");
* Resolução das fichas de trabalho do manual correspondentes.
* Recursos:
* Meios de Transporte
* Origami - Barco
* Origami - Barco
E.P. Jacques-Dalphin
* Faz as fichas de trabalho das pág. 102, 103 e 104, do manual.
E.P. Palettes
* Faz as fichas de trabalho das pág. 103 e 104, do manual.
Semana de 16 a 20/05/2011
* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de vocabulário e resolução de
exercícios.
* Recursos:
* Ditado de Imagens
T.P.C.
* Faz as fichas de trabalho das pág. 112, 113 e 114, do manual.
* Estuda as palavras que já aprendeste.
Semana de 23 a 27/05/2011
Semana de 23 a 27/05/2011
* Ficha de avaliação sumativa.
Semana de 30/05 a 03/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre Tempos Livres e diferentes formas
de ocupação;
* Elaboração de uma ficha de trabalho;
* Jogos Tradicionais Portugueses (malha, macaca, berlinde, lencinho,anel, cabra-cega, seltar à corda).
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
T.P.C.
E.P. Palettes
* Faz as fichas de trabalho das pág. 118, 119 e 120, do manual.
Semana de 06 a 10/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre os países de Expressão
Portuguesa;
* Pintura da bandeira de Portugal;
* Leitura do texto "O Passarinho";
* Estudo do caso de leitura "SS";
* Realização das fichas de trabalho do manual.T.P.C.
Semana de 13 a 17/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre as Férias de Verão e formas
de ocupação dos tempos livres;
* Realização de uma ficha de trabalho;
* Pintura do manjerico dos Santos Populares.
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
* Manjerico
Semana de 20 a 24/06/2011
Nada melhor que terminar o ano letivo a fazer jogos com
os colegas, em companhia dos nossos pais e amigos. O
piquenique não foi esquecido!
Desejo-vos umas férias divertidas e reencontramo-nos em Setembro!
Voltar à Página Principal |