Sejam bem-vindos ao nosso "Cantinho"!

Este blogge pretende ser um espaço dinâmico onde as aprendizagens da Língua e Cultura Portuguesas sejam significativas, contextualizadas e divertidas.

Irá funcionar como um "Diário de Bordo". Nele poderão encontrar informações gerais sobre os cursos, orientações, desafios, sugestões, ligações a sites interessantes (para aprofundamento e consolidação dos conhecimentos) e divulgação de acontecimentos/eventos.


Ele deverá ser "alimentado" por todos nós... Comunidade Educativa.

Será mais uma ferramenta, à nossa disposição, facilitadora da comunicação e da relação Escola/Família/Comunidade. Podem usá-la para fazer propostas ou sugestões, deixar as vossas mensagens, críticas positivas/construtivas, opiniões, desejos, dúvidas...

Conto com cada um de vós!

Vamos partilhar os nossos percursos com colegas, amigos, família e comunidade.


"Mãos à Obra... que se faz tarde!"

Paula Queiroz







3° Ano

2010/2011

     Semana de 14 a 18/02/2011



* Visionamento da história "Era uma vez o Rei... D. Pedro, o Justiceiro", que retrata
o amor impossível de D. Pedro e Dona Inês de Castro;
* Diálogo com os alunos sobre os sentimentos que foram abordados na história;
* Elaboração da banda desenhada da história;
* Ficha de trabalho com jogos sobre o tema e proposta de expressão escrita;
* Elaboração do cartão do Dia dos Namorados.


* Recursos:





T.P.C.

Faz as fichas de trabalho das pág. 28 e 29, do Caderno de Actividades.
Faz o verbo Amar, no Presente do Indicativo.








Semana de 28/02 a 04/03/2011


* Leitura e interpretação do texto "O Palhaço";
* Realização de uma ficha de trabalho;
* Gramática: O Adjectivo;
* Diálogo com os alunos sobre o Carnaval e algumas das suas tradições;
* Identificação de alguns países onde o Carnaval é mais festejado e conhecido
(Brasil, Portugal, Itália);
* Elaboração da Área-Vocabular do tema.


* Recursos:


"O Palhaço"

"Jogos de Palavras"

"Área-Vocabular"





Semana de 7 a 11/03/2011

* Leitura e interpretação do texto "A Lenda dos 3 Rios";
* Realização da ficha de trabalho;
* Diálogo com os alunos sobre o conceito de rio e identificação dos existentes em
Genève (Arve, Rhône...);
* Identificação, no mapa, dos principais rios de Portugal;
* Vocabulário: nascente, margens, leito, afluente, foz, desaguar, oceano, lago...


* Recursos:


A Lenda dos 3 Rios

Ficha de Trabalho - Rios



* T.P.C.


E.P. Bellavista

Faz as fichas de trabalho das pág. 23 e 24, do Caderno de Actividades.
Informa-te sobre a(s) zona(s) e o(s) distrito(s) de origem dos teus pais.


E.P. Jacques-Dalphin
 
Faz as fichas de trabalho das pág. 28 e 29, do Caderno de Actividades.
Informa-te sobre a(s) zona(s) e o(s) distrito(s) de origem dos teus pais.



  


Semana de 14 a 18/03/2011







* Visionamento de um vídeo publicitário sobre o nosso país.
* Resolução de uma ficha de trabalho sobre as regiões de Portugal;
* Identificação/localização, no mapa de Portugal, de cidades conhecidas.


* Recursos:


Capa do livro

Regiões



T.P.C.


E.P. Bellavista

Faz a ficha de trabalho das pág. 24 e 25, do Caderno de Actividades.
Não te esqueças de descobrir qual o distrito de origem dos teus pais.


E.P. Jacques-Dalphin

Faz a ficha de trabalho da pág. 71, do Manual.
Escreve no caderno diário o verbo Visitar, no Presente do Indicativo.



   Semana de 21 a 25/03/2011

* Visionamento do Powerpoint "A Árvore 
Generosa";
* Diálogo com os alunos sobre a importância das 
árvores na nossa vida, as espécies existentes em 
Portugal e formas de preservação;
* Reconto da história em banda desenhada;
* Gramática: O grau dos Nomes


* Recursos:




T.P.C.

E.P. Bellavista

Faz as fichas de trabalho das pág.  51, 52 e 53, da Gramática Prática.

E.P. Jacques-Dalphin




 Semana de 28/03 a 01/04/2011


* Diálogo com os alunos sobre animais em vias 
de extinção (o seu significado e espécies 
ameaçadas em Portugal);
* Visionamento do Documentário "O Lince 
Ibérico";
* Registo, na ficha de trabalho, de dados relativos
ao Lince (caraterísticas, alimentação, reprodução...);
* Gramática: Consolidar os verbos (1a, 2a e 3a conjugação - no presente do
indicativo).


* Recursos:







* Ficha de trabalho - Lince


T.P.C.

Faz as fichas de trabalho das pág. 64 e 65, da Gramática.





   
Semana de 4 a 8/04/2011


* Realização da ficha de Avaliação Sumativa, do 
2° Período.






T.P.C.

E.P. Bellavista

Faz as fichas de trabalho das pág. 71, 73 e 74, do manual.

E.P. Jacques-Dalphin

Faz as fichas de trabalho das pág. 88, 89 e 90, do manual.



  
 Semana de 11 a 15/04/2011

* Visionamento da história "O coelho
que não era de Páscoa";
* Interpretação oral;
* Resumo da história (em grupos de 2 
elementos);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa,
os seus símbolos e o seu significado, tradições portuguesas...
* Ficha de trabalho - Jogos de palavras sobre o tema.

* Recursos:

* Ficha de Resumo

* Ficha de Jogos




T.P.C.

E.P. Bellavista

Faz as fichas de trabalho das pág. 77, 78 e 79, do manual.

E.P. Jacques-Dalphin

Faz um texto sobre a Páscoa (como e onde passaste as férias, que tradições há na tua
terra, o que mais gostaste...).


  

Semana de 18 a 20/04/2011

* Jogos de Páscoa;
* Elaboração de um cartão de Boas Festas;
* Trabalhos Manuais (cesta de ovos e coelho em origami);
* Autoavaliação do 2° Período.


* Recursos:

Jogos de Páscoa

Cartão de Boas Festas

Origami Cesta

Origami Coelho



T.P.C.

* Escreve um texto sobre a Páscoa.


Semana de 2 a 6/05/2011

* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe (aspetos históricos, diferentes datas
 comemorativas - de acordo com os países...);
* Leitura e visionamento da história "Mãe, Querida Mãe! Como é a tua?";
* Descrição/caraterização da Mãe (de acordo com a história);
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma pequena lembrança (Flor em papel crepe).


* Recursos:

Mãe, querida mãe! Como é a tua?

* Ficha de caraterização da Mãe

* Dia da Mãe






T.P.C.

 
E.P. Bellavista

* Faz o verbo Amar no Presente, Passado e Futuro (do indicativo);
* Faz a pág. 94 da Gramática;
* Escreve palavras da área-vocabular de Primavera.


 Semana de 9 a 13/05/2011

* Leitura do texto " Muito bem, Trovão!", do manual;
* Diálogo com os alunos sobre os diferentes meios de transporte;
* Realização de uma ficha de trabalho (vocabulário);
* Gramática: Verbo ir (presente, passado e futuro - Indicativo);
* Expressão escrita: O meu meio de transporte preferido;
* Imaginar o transporte do futuro (desenhar e descrever aos colegas).


* Recursos:

* Ficha de Trabalho


T.P.C.

E.P. Bellavista 

* Faz as fichas de trabalho das pág. 108 e 109, do manual.




Semana de 16 a 20/05/2011


* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de conhecimentos e resolução de exercícios gramaticais.



* Recursos:

* Ficha de trabalho


T.P.C.

* Faz as fichas de trabalho das pág.112 e 113, do manual.


 

Semana de 23 a 27/05/2011

* Ficha de avaliação sumativa.





T.P.C.

E.P. Bellavista

* Faz as fichas das pág. 40 e 41, do Caderno de Actividades.


Semana de 30/05 a 03/06/2011

* Diálogo com os alunos sobre "Tempos Livres" e diferentes formas de ocupação;
* Resolução de uma ficha de trabalho sobre o tema;
* Jogos Tradicionais (jogo da cabra-cega, jogo do mata, jogo da macaca, jogo do berlinde, jogo do lencinho, jogo do anel, jogo dos quatro cantinhos...).


* Recursos:




Semana de 06 a 10/06/2011

* Diálogo com os alunos sobre o feriado de10 de Junho e o seu significado;
* Breve abordagem à expansão marítima portuguesa (as suas razões, a sua importância e as suas conquistas);
* A Língua Portuguesa vista como um símbolo nacional (uma língua viva que evolui e se transforma ao longo dos tempos);
* Quem foi Camões, a sua grande obra "Os Lusíadas"...
* A Lusofonia (CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Comunidades portuguesas espalhados pelo Mundo).


* Recursos:




T.P.C.

* Faz as fichas de trabalho das pág. 98 e 99, do manual.


Semana de 13 a 17/06/2011 

* Diálogo com os alunos sobre formas de ocupação dos Tempos Livres;
* Levantamento dos jogos tradicionais portugueses conhecidos;
* Jogar ao Lencinho, à Cabra-Cega, à Corrida de Sacos, saltar à corda, ao berlinde, ao pião... 




Semana de 20 a 24/06/2011 

O último dia de aulas foi passado em companhia dos colegas e dos pais. O convívio foi animado e não esquecemos o piquenique. Nem as formiguinhas faltaram...
Desejo a todos umas férias maravilhosas!