
* Visionamento da história "Era uma vez o Rei... D. Pedro, o Justiceiro", que retrata
o amor impossível de D. Pedro e Dona Inês de Castro;
* Diálogo com os alunos sobre os sentimentos que foram abordados na história;
* Elaboração da banda desenhada da história;
* Ficha de trabalho com jogos sobre o tema e proposta de expressão escrita;
* Elaboração do cartão do Dia dos Namorados.
* Recursos:
T.P.C.
Faz as fichas de trabalho das pág. 28 e 29, do Caderno de Actividades.
Faz o verbo Amar, no Presente do Indicativo.
Semana de 28/02 a 04/03/2011
* Leitura e interpretação do texto "O Palhaço";
* Realização de uma ficha de trabalho;
* Gramática: O Adjectivo;
* Diálogo com os alunos sobre o Carnaval e algumas das suas tradições;
* Identificação de alguns países onde o Carnaval é mais festejado e conhecido
(Brasil, Portugal, Itália);
* Elaboração da Área-Vocabular do tema.
* Recursos:
"O Palhaço"
"Jogos de Palavras"
"Área-Vocabular"

* Leitura e interpretação do texto "A Lenda dos 3 Rios";
* Realização da ficha de trabalho;
* Diálogo com os alunos sobre o conceito de rio e identificação dos existentes em
Genève (Arve, Rhône...);
* Identificação, no mapa, dos principais rios de Portugal;
* Vocabulário: nascente, margens, leito, afluente, foz, desaguar, oceano, lago...
* Recursos:
A Lenda dos 3 Rios
Ficha de Trabalho - Rios
* T.P.C.
E.P. Bellavista
Faz as fichas de trabalho das pág. 23 e 24, do Caderno de Actividades.
Informa-te sobre a(s) zona(s) e o(s) distrito(s) de origem dos teus pais.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz as fichas de trabalho das pág. 28 e 29, do Caderno de Actividades.
Informa-te sobre a(s) zona(s) e o(s) distrito(s) de origem dos teus pais.
Semana de 14 a 18/03/2011
* Visionamento de um vídeo publicitário sobre o nosso país.
* Resolução de uma ficha de trabalho sobre as regiões de Portugal;
* Identificação/localização, no mapa de Portugal, de cidades conhecidas.
* Recursos:
Capa do livro
Regiões
T.P.C.
E.P. Bellavista
Faz a ficha de trabalho das pág. 24 e 25, do Caderno de Actividades.
Não te esqueças de descobrir qual o distrito de origem dos teus pais.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz a ficha de trabalho da pág. 71, do Manual.
Escreve no caderno diário o verbo Visitar, no Presente do Indicativo.
Semana de 21 a 25/03/2011
* Visionamento do Powerpoint "A Árvore
Generosa";
* Diálogo com os alunos sobre a importância das
árvores na nossa vida, as espécies existentes em
Portugal e formas de preservação;
* Reconto da história em banda desenhada;
* Gramática: O grau dos Nomes
* Recursos:
T.P.C.
E.P. Bellavista
Faz as fichas de trabalho das pág. 51, 52 e 53, da Gramática Prática.
E.P. Jacques-Dalphin
Semana de 28/03 a 01/04/2011
* Diálogo com os alunos sobre animais em vias
de extinção (o seu significado e espécies
ameaçadas em Portugal);
* Visionamento do Documentário "O Lince
Ibérico";
* Registo, na ficha de trabalho, de dados relativos
ao Lince (caraterísticas, alimentação, reprodução...);
* Gramática: Consolidar os verbos (1a, 2a e 3a conjugação - no presente do
indicativo).
* Recursos:
* Ficha de trabalho - Lince
T.P.C.
Faz as fichas de trabalho das pág. 64 e 65, da Gramática.
Semana de 4 a 8/04/2011
* Realização da ficha de Avaliação Sumativa, do
2° Período.
T.P.C.
E.P. Bellavista
Faz as fichas de trabalho das pág. 71, 73 e 74, do manual.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz as fichas de trabalho das pág. 88, 89 e 90, do manual.
Semana de 11 a 15/04/2011
* Visionamento da história "O coelho
que não era de Páscoa";
* Interpretação oral;
* Resumo da história (em grupos de 2
elementos);
* Diálogo com os alunos sobre a Páscoa,
os seus símbolos e o seu significado, tradições portuguesas...
* Ficha de trabalho - Jogos de palavras sobre o tema.
* Recursos:
* Ficha de Resumo
* Ficha de Jogos
T.P.C.
E.P. Bellavista
Faz as fichas de trabalho das pág. 77, 78 e 79, do manual.
E.P. Jacques-Dalphin
Faz um texto sobre a Páscoa (como e onde passaste as férias, que tradições há na tua
terra, o que mais gostaste...).
Semana de 18 a 20/04/2011
* Jogos de Páscoa;
* Elaboração de um cartão de Boas Festas;
* Trabalhos Manuais (cesta de ovos e coelho em origami);
* Autoavaliação do 2° Período.
* Recursos:
Jogos de Páscoa
Cartão de Boas Festas
Origami Cesta
Origami Coelho
T.P.C.
* Escreve um texto sobre a Páscoa.
Semana de 2 a 6/05/2011
* Diálogo com os alunos sobre o Dia da Mãe (aspetos históricos, diferentes datas
comemorativas - de acordo com os países...);
* Leitura e visionamento da história "Mãe, Querida Mãe! Como é a tua?";
* Descrição/caraterização da Mãe (de acordo com a história);
* Elaboração de um cartão do Dia da Mãe;
* Construção de uma pequena lembrança (Flor em papel crepe).
* Recursos:
Mãe, querida mãe! Como é a tua?
* Ficha de caraterização da Mãe
* Dia da Mãe
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz o verbo Amar no Presente, Passado e Futuro (do indicativo);
* Faz a pág. 94 da Gramática;
* Escreve palavras da área-vocabular de Primavera.
Semana de 9 a 13/05/2011
* Leitura do texto " Muito bem, Trovão!", do manual;
* Diálogo com os alunos sobre os diferentes meios de transporte;
* Realização de uma ficha de trabalho (vocabulário);
* Gramática: Verbo ir (presente, passado e futuro - Indicativo);
* Expressão escrita: O meu meio de transporte preferido;
* Imaginar o transporte do futuro (desenhar e descrever aos colegas).
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz as fichas de trabalho das pág. 108 e 109, do manual.
Semana de 16 a 20/05/2011
* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de conhecimentos e resolução de exercícios gramaticais.
* Recursos:
* Ficha de trabalho
T.P.C.
* Faz as fichas de trabalho das pág.112 e 113, do manual.
Semana de 23 a 27/05/2011
* Ficha de avaliação sumativa.
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz as fichas das pág. 40 e 41, do Caderno de Actividades.
* Recursos:
T.P.C.
* Faz as fichas de trabalho das pág. 98 e 99, do manual.
Semana de 13 a 17/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre formas de ocupação dos Tempos Livres;
* Levantamento dos jogos tradicionais portugueses conhecidos;
* Jogar ao Lencinho, à Cabra-Cega, à Corrida de Sacos, saltar à corda, ao berlinde, ao pião...
Semana de 20 a 24/06/2011
O último dia de aulas foi passado em companhia dos colegas e dos pais. O convívio foi animado e não esquecemos o piquenique. Nem as formiguinhas faltaram...
Desejo a todos umas férias maravilhosas!
* Ficha de caraterização da Mãe
* Dia da Mãe
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz o verbo Amar no Presente, Passado e Futuro (do indicativo);
* Faz a pág. 94 da Gramática;
* Escreve palavras da área-vocabular de Primavera.
* Leitura do texto " Muito bem, Trovão!", do manual;
* Diálogo com os alunos sobre os diferentes meios de transporte;
* Realização de uma ficha de trabalho (vocabulário);
* Gramática: Verbo ir (presente, passado e futuro - Indicativo);
* Expressão escrita: O meu meio de transporte preferido;
* Imaginar o transporte do futuro (desenhar e descrever aos colegas).
* Recursos:
* Ficha de Trabalho
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz as fichas de trabalho das pág. 108 e 109, do manual.
Semana de 16 a 20/05/2011
* Revisão dos conteúdos aprendidos, consolidação de conhecimentos e resolução de exercícios gramaticais.
* Recursos:
* Ficha de trabalho
T.P.C.
* Faz as fichas de trabalho das pág.112 e 113, do manual.
Semana de 23 a 27/05/2011
* Ficha de avaliação sumativa.
T.P.C.
E.P. Bellavista
* Faz as fichas das pág. 40 e 41, do Caderno de Actividades.
Semana de 30/05 a 03/06/2011
* Diálogo com os alunos sobre "Tempos Livres" e diferentes formas de ocupação;
* Resolução de uma ficha de trabalho sobre o tema;
* Jogos Tradicionais (jogo da cabra-cega, jogo do mata, jogo da macaca, jogo do berlinde, jogo do lencinho, jogo do anel, jogo dos quatro cantinhos...).
* Recursos:
* Diálogo com os alunos sobre o feriado de10 de Junho e o seu significado;
* Breve abordagem à expansão marítima portuguesa (as suas razões, a sua importância e as suas conquistas);
* A Língua Portuguesa vista como um símbolo nacional (uma língua viva que evolui e se transforma ao longo dos tempos);
* Quem foi Camões, a sua grande obra "Os Lusíadas"...
* A Lusofonia (CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Comunidades portuguesas espalhados pelo Mundo).
* Recursos:
* Faz as fichas de trabalho das pág. 98 e 99, do manual.

* Diálogo com os alunos sobre formas de ocupação dos Tempos Livres;
* Levantamento dos jogos tradicionais portugueses conhecidos;
* Jogar ao Lencinho, à Cabra-Cega, à Corrida de Sacos, saltar à corda, ao berlinde, ao pião...
Semana de 20 a 24/06/2011
Desejo a todos umas férias maravilhosas!
![]() |